52 ANOS DE HISTÓRIA
O AUTÓDROMO
O Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, proprietário do Autódromo de Tarumã é uma entidade sem fins lucrativos e tem como principal missão o fomento do automobilismo através de seus associados. Fundado no dia 17 de junho de 1953, o Clube surgiu de uma outra agremiação mais antiga, a Associação Rio Grandense de Volantes, entidade que foi fundada em 1949 com o intuito de organizar corridas por todo o estado.
Buscando uma maior segurança na prática do automobilismo, o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul iniciou ainda na década de 50 a busca da construção de seu próprio autódromo. Em 1956 o ACRGS através de uma comissão criada exclusivamente para a construção de seu autódromo inicia as tratativas de compra de uma área de 50 hectares no loteamento Vila Tarumã em Viamão. O valor para a compra foi angariado através de campanha de cotas entre os associados e o contrato final de compra foi assinado em 1960.
Como o investimento para a construção definitiva do traçado era alta, iniciou-se uma campanha que englobou pilotos, amantes do esporte, empresas e jornalistas buscando o levante do valor necessário para a construção do futuro autódromo.
Com a área adquirida, iniciaram-se reuniões para a determinação do traçado. Em um acordo com o governo estadual, houve a cedência de máquinas de terraplanagem do DAER que iniciaram o trabalho no terreno. Com o traçado já pré definido, pilotos já realizavam testes ainda em piso de terra na área do autódromo.
Em 1965 é apresentado o projeto final do autódromo ao governador Ildo Meneghetti. A primeira fase é completada com a inauguração em 1967 do kartódromo que contou com apoio do governo estadual que realizou seu completo asfaltamento.
A construção toma impulso devido à proibição de corridas de rua no Rio Grande do Sul, depois de um trágico acidente durante as 12 Horas de Porto Alegre em 1968. Em 1970 os engenheiros Miguel Xavier da Costa, Edemar Lorenzini. Lucio Regner, Jaime Gaspar dos Santos e Edmar Levy, em conjunto com o arquiteto Sergio Monserrat finalizam o desenho do que se tornaria o Autódromo de Tarumã sob a gestão de Antônio Pegoraro. O projeto inicial contava com a pista de 3039 metros, boxes, torres de cronometragem, bilheterias e sanitários, além do restaurante Tala Larga. A construção da pista foi realizada pela empresa Epasul.
O Autódromo Internacional de Tarumã nascia em sua inauguração, no dia 08 de novembro de 1970 quando o automobilismo gaúcho ganhou sua primeira casa em uma festa que contou com um público que foi estimado em mais de 50 mil pessoas.